AUTARQUIAS




LISBOA
ENCONTROS ACÇÃO SOCIAL

A vereadora do pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, Maria Calado, esteve presente no dia 20, no espectáculo-festa dos Encontros Acção Social 1998 - «Viver Lisboa», que se realizou no Teatro Maria Matos.

Esta iniciativa, que este ano se centrou no tema «Lisboa Municipal», tem como principal objectivo convidar os menos jovens a participar em diversas expressões da vida cultural, lúdica e recreativa da cidade.

O espectáculo contou com a participação da Tuna Académica do ISCTE, de grupos de danças de salão, de fadistas e ainda muitas outras atracções.



INFLAÇÃO DE PAINÉIS PUBLICITÁRIOS

O município de Lisboa resolveu finalmente pôr ordem na profusão de painéis publicitários que inundam a cidade, grande parte sem autorização camarária, atentando contra a segurança rodoviária e dos peões, ferindo a estética urbana e colocados alguns em locais já saturados com dispositivos de publicidade.

Assim, desde a passada segunda-feira que estão a ser removidos pelos serviços municipalizados os painéis colocados abusivamente.




CABECEIRAS DE BASTO
SEMANA DA FLORESTA

Por iniciativa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decorreu de 18 a 22 de Março, nas instalações do mercado municipal, a Semana da Floresta e do Cabrito.

Com este evento, a autarquia tem como objectivo fomentar os recursos florestais existentes e sensibilizar as populações para a sua preservação.

O programa deste ano teve um vasto painel de acções que movimentaram várias instituições locais e regionais, escolas, associações e outras entidades.

O ambiente, as potencialidades florestais, o turismo rural, os recursos da biomassa para a produção de energia e as riquezas da caça e da pesca foram motivo de conferências, debates e exposições nos quais participaram técnicos, autarcas e outros responsáveis.




FELGUEIRAS
DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Largas centenas de crianças dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho participaram no dia 21, no Monte de Santa Quitéria, nas comemorações do Dia Mundial da Árvore, promovidas pela autarquia em colaboração com a Comissão Especializadas de Fogos Florestais (CEFF) de Felgueiras.

Para além dos jogos e outras actividades de carácter pedagógico relacionadas com o ambiente, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da edição deste ano do concurso de desenho «A Floresta».




OVAR
DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

O Dia Mundial da Juventude foi assinalado pela Câmara Municipal de Ovar com um vasto programa direccionado aos jovens, que decorreu de 18 a 23 de Março.

Cinema, instalação multimédia no Cyber-Café, jogos didácticos e o planetário portátil foram algumas das iniciativas.




PENHA DE FRANÇA
ÓRGÃO DE INFORMAÇÃO

Saiu recentemente a edição nº 9 do órgão de informação da Junta de Freguesia da Penha de França.

De periodicidade trimestral, e com distribuição gratuita, este órgão de informação tem como objectivo dar a conhecer as diversas iniciativas da Junta de Freguesia, bem como prestar uma série de informações úteis à população local.

O destaque desta última edição, com um excelente aspecto gráfico, vai para o agora totalmente remodelado jardim infantil da Av. General Roçadas, uma infra-estrutura que tem recolhido o aplauso generalizado da população, em especial dos mais jovens.

A tomada de posse dos novos órgãos da Junta de Freguesia, as actividades gimnodesportivas e culturais promovidas pelo Executivo da Junta e as iniciativas que assinalaram o Dia Mundial da Árvore e da Mulher, são outras das notícias da edição de Março deste órgão de informação.




PORTO
DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

A Câmara Municipal do Porto comemorou no dia 20 o Dia Mundial da Árvore com uma série de iniciativas, de que se destacam a plantação simbólica de algumas árvores por crianças de diversas escolas, na entrada da Circunvalação.

Acompanhadas pelo vereador do Ambiente as crianças visitaram as obras da segunda fase do parque da cidade e plantaram árvores.

Também no dia 20, teve lugar a plantação de árvores, a inauguração do laboratório didáctico e do parque lúdico-infantil, com actuação da Banda da GNR. A vereadora da Animação da cidade esteve presente nas actividades do Palácio de Cristal.




SANTO TIRSO
I PERCURSO PEDESTRE

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e numa organização da Câmara Municipal de Santo Tirso, realizou-se no passado dia 21, o I Percurso de Turismo Pedestre de Santo Tirso.

A iniciativa contou com o apoio do Agrupamento 503 do Corpo Nacional de Escutas de S. Bartolomeu de Santo Tirso.

Porque Santo Tirso é um concelho onde pululam os espaços aprazíveis e os locais de interesse arquitectónico e paisagístico, a autarquia decidiu lançar um repto aos munícipes: porque não conhecer o município percorrendo-o a pé no dia 21 de Março, data em que se comemora o Dia Mundial da Árvore.

A ideia galvanizou de imediato os jovens e agrupamentos de escuteiros do concelho que participaram em grande número e empenhadamente nesta iniciativa.




JUVENTUDE

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Juventude e do Estudante, a Câmara Municipal de Santo Tirso promoveu de 20 a 22 de Março um conjunto de iniciativas para os jovens do concelho.

Actividades radicais e concertos rock foram os pontos altos das comemorações.




SINTRA
DIA DA ÁRVORE E DA RECICLAGEM

Cerca de 2 500 alunos das escolas do concelho de Sintra comemoraram no dia 17, antecipadamente, é certo, mas com muita alegria e cor, o Dia Mundial da Árvore e da Reciclagem, no Quartel de Infantaria nº 1, na serra da Carregueira.

Consciente das responsabilidades em matéria ambiental e, sobretudo no que diz respeito aos processos de formação de atitudes e alteração de comportamentos, a Câmara Municipal de Sintra, no âmbito do desenvolvimento do Projecto de Educação Ambiental, associou-se à iniciativa de uma instituição militar do concelho que tem apresentado, de alguns anos a esta parte, um programa festivo de assinalável êxito para a comemoração desta data festiva.



BAILE DA PRIMAVERA

O município de Sintra assinalou, no dia 20, a entrada da Primavera, com a «Noite das Camélias», na Sociedade União Sintrense.

Realizou-se um baile com o conjunto Seis de Portugal e com o Grupo Flamenco Bellotita.

A sala, ornamentada com obras feitas de camélias, deu um ambiente muito especial a esta noite.



SEMANAS ESCOLARES AFRICANAS

A Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Associação Regresso das Caravelas, criou o projecto «Semanas Escolares Africanas», que se vai desenvolver até 30 de Abril em quatro escolas do concelho.




VILA DO CONDE
PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO

Está aberto o concurso público para a construção do pavilhão desportivo da Escola Básica 2,3 da Junqueira.

Com condições para a prática da ginástica, voleibol, andebol, basquetebol e outras modalidades de pavilhão, será utilizado durante as horas lectivas pelos alunos do estabelecimento de ensino, assumindo a Câmara Municipal de Vila do Conde a Junta de Freguesia a sua gestão ao fim da tarde e à noite.




VILA REAL DE S. ANTÓNIO
COMERCIANTES APOIAM INICIATIVAS DA AUTARQUIA

Os comerciantes de Vila Real de S. António apoiam a generalidade das iniciativas que a autarquia está a implementar, com vista ao relançamento da actividade comercial do concelho.

Numa reunião promovida pela edilidade e que contou com a presença de cerca de cem comerciantes da cidade, o presidente António Murta anunciou que está a ser preparada uma candidatura aos programas financiados pela União Europeia (PROCOM e PROSIURB), com vista à modernização do urbanismo comercial das principais artérias de Vila Real de S. António.