MEMÓRIAS




«Acção Socialista», 28 de Fevereiro de 1980
DERROTAR A «UNIÃO NACIONAL» DA AD

A entrevista do então número dois do PS Salgado Zenha concedida ao «Acção Socialista» era a grande manchete da edição de 28 de Fevereiro do órgão oficial do PS.

Na entrevista, Salgado Zenha defendia a constituição de uma aliança republicana socialista, que mais tarde veio a tomar forma na FRS, para derrotar a AD que considerava não ser mais do que «uma edição actualizada da velha "União Nacional"».

Quanto a Cavaco Silva, então um obscuro ministro das Finanças do Governo AD, Salgado Zenha afirmava: «Cavaco Silva não passa de um novo Daniel Barbosa, com mais pretensões e menos competência.»

As entrevistas de Mário Soares à RDP-1 (hoje Antena Um) e à RTP-2 eram reproduzidas integralmente nas páginas do «AS».

Passando em revista os principais temas da actualidade política de então, Mário Soares afirmava à RDP-1 que «mais importante do que o PS voltar ou não ao Governo é que haja uma alternativa de progresso e de esquerda».

Na entrevista à RTP-2, no programa «A par e passo», o então líder do PS sublinhava: «Queremos rever a Constituição mas não para a destruir.»

Mas esta edição do «AS», então superiormente dirigido pelo camarada Alfredo Barroso, dava ainda conta das importantes decisões tomadas na reunião da Comissão Nacional do PS.

Era ainda notícia uma tomada de posição muito forte da UGT em relação ao Governo da AD, que acusava de prepotência e descaramento na crise então instalada na Rodoviária Nacional.

(JCCB)



QUEM DISSE?

«Julgo que a direita terá de optar (nas presidenciais) entre um militar que se resigne a ser um novo marechal Carmona da direita portuguesa ou um civil que só poderá ser Sá Carneiro. Em qualquer dos casos perderá as eleições.»

Salgado Zenha