AMBIENTE




Tratamento de resíduos sólidos
GUTERRES INAUGURA ATERRO SANITÁRIO NO BARVALENTO ALGARVIO

O primeiro-ministro, António Guterres, presidiu, no dia 13, à cerimónia de inauguração do aterro sanitário do Barlavento Algarvio, situado em Porto de Lagos, Portimão.

Na sua deslocação ao Algarve, António Guterres visitou ainda uma lixeira a céu aberto já encerrada e procedeu à selagem oficial de uma outra.

Acompanhado pela ministra do Ambiente, Elisa Ferreira, Guterres deu início simbólico ao Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos do Barlavento Algarvio, cuja pedra-chave, o aterro sanitário, começou a funcionar efectivamente durante a visita.

O aterro sanitário de Porto de Lagos servirá os oito concelhos da zona oeste do Algarve (Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Lagoa e Albufeira), onde residem cerca de 275 mil pessoas, mas cuja população-base chega a quadruplicar durante o Verão.

A visita do primeiro-ministro marcou, igualmente, o início oficial do processo de encerramento das dez lixeiras a céu aberto que actualmente servem aqueles concelhos, selagens essas que estarão concluídas até ao próximo Verão.

Assim, antes da inauguração do primeiro aterro sanitário algarvio, Guterres visitou as obras de selagem da lixeira municipal de Albufeira e a Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos, ali construída.

O primeiro-ministro deslocou-se ainda à Quinta do Ludo, Faro, onde se situava uma antiga lixeira já encerrada.

O sistema de tratamento dos resíduos sólidos implica um investimento total superior a cinco milhões de contos, contemplando quatro estações de transferencia (Albufeira, Aljezur, Lagos e Vila do Bispo), ecopontos e ecocentros distribuídos pelos oito concelhos barlaventinos.

O sistema inclui ainda uma estação de triagem, em Porto de Lagos, por onde passarão as 145 mil toneladas de lixo anualmente produzidas na região.

O tratamento de resíduos sólidos do Algarve será complementado pelo Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos do Sotavento Algarvio, em tudo idêntico ao do Barlavento, projectado para servir os residentes nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira e Alcoutim, num total de 285 mil pessoas.

Com conclusão prevista para o início do próximo ano, aquele aterro sanitário implicará o fecho de mais uma dezena de lixeiras a céu aberto na zona leste do Algarve, ficando situado em Vale do Zebro, Loulé.