AUTARQUIAS



LISBOA
JOÃO SOARES PRIVILEGIA COORDENAÇÃO

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares, decidiu delegar a tutela directa de todos os pelouros nos vereadores, assumindo uma maior coordenação da equipa e a reabilitação do Casal Ventoso.

«Isto significa que respondo por tudo e sobretudo posso acompanhar todas as matérias com muito mais detalhe», disse João Soares à Agência Lusa.

João Soares assume a responsabilidade directa e pessoal pelo projecto integrado do Casal Ventoso, conforme anunciou no seu discurso de tomada de posse, e passa a privilegiar a «coordenação» da vereação.

Segundo a Agência Lusa apurou junto de fontes camarárias, o pelouro do Urbanismo será da responsabilidade de Margarida Magalhães, que já tinha os pelouros do Pessoal e das Obras Municipais.

Maria Calado, por seu turno, assume o pelouro da Cultura, conforme estava já previsto, mas também a Acção Social.

O vereador do pelouro das Finanças, Fontão de Carvalho, assume os pelouros do Património e dos Abastecimentos.

Como já foi anunciado e confirmado pelo próprio João Soares, Vasco Franco mantém os pelouros da Habitação e Segurança e recebe de novo as Obras no que respeita a bairros municipais.

O outro vereador do PS, Machado Rodrigues, mantém os pelouros que eram já da sua competência, Trânsito e Infra-estruturas Viárias.



Edifícios da zona do Chiado

Os proprietários de um conjunto de edifícios da zona sinistrada do Chiado ainda podem beneficiar da isenção de diversas taxas, nos termos de uma proposta que a Câmara de Lisboa aprovou na reunião de ontem.

A proposta, subscrita pelo presidente da edilidade, João Soares, isenta do pagamento de diversas taxas os proprietários dos eficícios Palmeiras, Chiado, Confepele, Leonel, Os Dezasseis e Macieira.

O documento, que terá de ser sujeito ainda à aprovação da Assembleia Municipal, põe como condições de isenção do pagamento a apresentação para aprovação municipal os projectos de construção, recuperação, reconstrução dos mesmos ao Plano de Pormenor em vigor até 31 de Dezembro de 1998.

A proposta determina a aplicação retroactiva às taxas respeitantes a licenças já emitidas aquando da sua entrada em vigor.




AVEIRO
ZONA INDUSTRIAL

O programa de valorização da zona industrial de Taboeira deverá avançar já este ano, com obras de beneficiação resultantes da instalação do aterro sanitário intermunicipal, revelou o presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

«Vamos avançar ainda este ano com toda a valorização da zona industrial, nomeadamente no que concerne à criação de um posto de recepção e informação, nova sinalização, criação de passeios e acessos», disse Alberto Souto Miranda.

O presidente da autarquia propôs uma intervenção imediata no cruzamento da rua dos Ervideiros, junto à fábrica das Telhas Campos, com melhoria do piso e colocação de sinalização vertical e horizontal, como medida de emergência, dados os problemas de trânsito que se verificam no local.




CABECEIRAS DE BASTO
AUTARQUIA ADERE À ADESCO

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai aderir à ADESCO - Agência de Desenvolvimento Regional, que está em formação e abrangerá os concelhos de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Cinfães, Marco de Canavezes, Mondim de Basto, Resende e Ribeira da Pena.

A decisão foi tomada na reunião do Executivo, realizada no dia 28, sob a presidência de Joaquim Barreto.

Esta associação para o desenvolvimento regional para o Entre Douro e Tâmega visa a definição de estratégias sectoriais, paio ao desenvolvimento empresarial e turístico, promoção e marketing da região, desenvolvimento das infra-estruturas, protecção do ambiente e acção social.


Biomassa

A Câmara aprovou também os termos do protocolo a estabelecer entre a autarquia e o Centro de Biomassa para a Energia, destinado a dar corpo à candidatura, entretanto aprovada no âmbito do Subprograma C do Pronorte, para aproveitamento energético da biomassa florestal e residual do concelho de Cabeceiras de Basto.



Testes de alcoolémia

Na reunião o Executivo camarário deliberou ainda adquirir um aparelho destinado a medir o teor de alcoolémia aos motoristas da autarquia como medida preventiva e de controlo da segurança dos profissionais que conduzem os veículos municipais.




CASCAIS
RUA COM NOME DE ESCRITORA

A Câmara Municipal de Cascais vai dar a uma rua do concelho o nome da escritora Maria Judite de Carvalho que faleceu a 18 de Janeiro.

Maria Judite de Carvalho, escritora, nasceu em Lisboa a 18 de Setembro de 1921, licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa e viveu durante seis anos na Bélgica e em França.

Entre os seus livros destacam-se, entre outros, «Tanta Gente, Mariana» (1959), «As Palavras Poupadas» (1961 e Prémio Camilo Castelo Branco), «Os Armários Vazios» (1966), «Janela Fingida» (1975) e «Além do Quadro» (1983).

Além do Prémio Camilo Castelo Branco, foi distinguida com os prémios da Associação Internacional de Críticos Literários, do Pen Club e da Associação Portuguesa de Escritores.

Os seus livros foram traduzidos para alemão, italiano, checo, francês e espanhol.




COIMBRA
NOVO TÚNEL

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou no dia 2 um estudo urbanístico para a zona da estação «Coimbra B» que prevê a construção de um novo túnel sob a linha da CP, para permitir a passagem de veículos pesados.

A nova infra-estrutura - com 12 metros de largura e 6 metros de altura - será construída a sul do túnel existente junto à estação ferroviária, que será reconvertido em passagem pedonal.

Dadas as suas características, o túnel existente tem sido «motivo de estrangulamento» na ligação entre a Av. Fernão Magalhães e a EN 111-1, (Estrada da Figueira).

De acordo com a memória justificativa do estudo submetido no dia 2 à reunião do Executivo da autarquia, «a previsão do novo edifício da estação ferroviária e restantes equipamentos para a zona dos Campos do Bolão (junto ao Choupal) só por si justificava a resolução do estrangulamento» rodiviário da zona.

O estudo prevê a construção de uma nova rotunda que substituirá a actual (junto à Estação), que «já funciona em condições deficientes».




SINTRA
DIA DO PROFESSOR

No âmbito das comemorações do Dia do Professor, a Câmara Municipal de Sintra levou a efeito diversas actividades no dia 2.

Do programa das comemorações constaram, entre outras actividades, uma conferência intitulada «Profissão Professor - Evocando Irene Lisboa», pelo professor Rogério Fernandes, e uma actuação do Coro do Ministério da Educação, sob a direcção do maestro Vítor Roque Amaro.

A «II Mostra de Arte dos Professores do Concelho de Sintra», exposição colectiva inaugurada no passado dia 18 de Janeiro, na Galeria Municipal de Rio de Mouro, está de igual modo associada a estas comemorações do Dia do Professor.

Encontra-se patente ao público até 15 de Fevereiro, dia em que encerrará, pelas 16 horas, com uma sessão de poesia.



Atletismo

Entretanto, no âmbito desportivo, o município de Sintra promove amanhã, pelas 20 e 30, na Sala da Nau do Palácio Valenças, a cerimónia de entrega de prémios do projecto «Sintra a correr 1996/97».