AMBIENTE



Na Suécia

SOARES DEFENDE OBSERVATÓRIO DOS OCEANOS EM LISBOA

O ex-Presidente da República Mário Soares, defendeu, no dia 31 de Janeiro, a criação, em Lisboa, de um Observatório Mundial sobre os Oceanos, no âmbito do processo de criação de «uma nova ética» do Homem com o Mar.

O Observatório, «organismo funcional estruturado em rede», daria apoio a um Forum Mundial sobre as questões dos Oceanos, que Mário Soares também propôs, constituído por personalidades «independentes, de prestígio internacional e representativo dos interesses em causa», disse.

Soares falava em Estocolmo numa conferência internacional subordinada ao tema «A caminho de uma melhor segurança para os Oceanos no III milénio», que decorreu no Parlamento da Suécia.

Falando na qualidade de presidente da Comissão Mundial Independente para os Oceanos, Soares considerou ser necessário «um novo tipo de abordagem» das questões do mar, para além dos aspectos específicos que muitas comissões existentes, nacionais e internacionais, governamentais e não-governamentais, tratam.

«É necessário criar uma nova ética nas relações entre a Humanidade e o Mar», enfatizou, acrescentando que «só assim» se poderá conseguir no futuro breve «um novo tipo de utilização racional e sustentada dos Oceanos e dos seu recursos, vivos e não vivos, e a criação de condições necessárias para uma distribuição mais equitativa entre o Norte e o Sul dos benefícios derivados dos Oceanos».

Nesta perspectiva, disse Mário Soares, a Comissão Mundial Independente para os Oceanos «considera útil estimular a criação de um Forum Mundial sobre as questões dos Oceanos, composto de individualidades independentes, de prestígio internacional e representativa dos interesses em causa».

O Forum Mundial, que representaria os interesses dos Governos, sectores produtivos e empresariais, autoridades locais e organizações não-governamentais, teria como objectivo «debater questões fundamentais e dirigir relatórios e conclusões directamente a Governos e instituições nacionais e internacionais».

Sem poderes de decisão, o Forum basearia a sua autoridade na competência, isenção e credibilidade dos seus membros», disse.

No mesmo contexto, Soares considerou «oportuna» a criação de um Observatório Mundial sobre os Oceanos para apoio ao Forum.

«Penso que Portugal estaria na disposição de acolher uma tal instituição e assim fomentar a cooperação internacional e, muito particularmente dar expressão aos objectivos da Expo'98, que terá lugar em Lisboa, dedicada ao tema «Os Oceanos, um Património para o Futuro», sublinhou.