PS EM MOVIMENTO



PS/PORTO
NARCISO MIRANDA RECANDIDATA-SE

O presidente da Federação Distrital do PS/Porto, Narciso Miranda, anunciou no dia 26 vai recandidatar-se ao cargo, acrescentando que apresentará a recandidatura na altura e no órgão partidário próprios.

«Sou candidato, é evidente», frisou o líder dos socialistas portuenses perante os jornalistas, acrescentando que na reunião do Secretariado da Federação manifestou a sua «vontade e disponibilidade» para se recandidatar ao cargo que actualmente ocupa no PS/Porto.

Em declarações aos jornalistas, o porta-voz do secretariado distrital socialista, o deputado José Saraiva, disse que a reunião abordou a «reorganizacão» da actividade municipal.

O Secretariado da Federação do PS/Porto decidiu ainda criar o Conselho Consultivo para a Estratégia, em que terão assento os camaradas Alberto Martins, Augusto Santos Silva, José Lello e Joaquim Brandão, Manuel dos Santos, Jorge Strecht Ribeiro, Carlos Laje e Orlando Magalhães.

Este órgão terá reuniões com as diversas estruturas locais do partido para analisar questões que mereçam uma posição dos socialistas.

Os socialistas estão também preocupados com a «arrogância» do PSD em Gaia, nomeadamente com as intervenções públicas do presidente da Câmara, Luís Filipe Menezes, e com o facto do autarca laranja ter chamado a si os pelouros dos loteamentos e das grandes obras de urbanismo municipal.



CASTELO BRANCO
SOCIALISTAS ELOGIAM GOVERNO

A Comissão Política Distrital do PS/Castelo Branco, na reunião efectuada no dia 11, procedeu à análise do processo eleitoral para as autarquias locais.

Os socialistas albicastrenses concluíram que no seu distrito «o PS registou (comparativamente às eleições de 1993) uma subida de votação de 4,1 por cento, que se traduziu em mais 77 mandatos autárquicos, ficando a um total de 324 votos de alcançar a presidência das câmaras de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova»

A Comissão Política sublinha ainda que «o PS obteve nas eleições autárquicas de 1997 a 3ª vitória consecutiva em eleições locais, reafirmando-se como o partido mais forte do poder local em Portugal».

Mas a Comissão Política Distrital do PS/Castelo Branco analisou também a acção do Governo socialista, liderado por António Guterres, tendo realçado um conjunto de medidas e de projectos prioritários para o desenvolvimento do interior.

O regadio da Cova da Beira, «após décadas de indefinições»; a auto-estrada da Beira Interior, «que vem resolver finalmente o principal estrangulamento de acessibilidades do interior»; a modernização da linha da Beira Baixa; e a conclusão da escola básica integrada de S. Vicente da Beira, «há muitos anos prometida pela administração central», são algumas das medidas que mereceram o aplauso da Comissão Política Distrital do PS/Castelo Branco.

Os socialistas destacam ainda a aprovação do PIDDAC-98, no qual o distrito de Castelo Branco «está contemplado com o maior volume de investimentos, comparativamente com os outros distritos do interior, representando uma das mais elevadas percentagens de investimento "per capita", em termos nacionais».



Regionalização

A Comissão Política Distrital discutiu ainda a questão da regionalização, reafirmando tratar-se de «uma das mais importantes reformas da democracia portuguesa, que não pode ser adiada por mais tempo sob pena de comprometer o desenvolvimento do País e particularmente do interior».

Os socialistas de Castelo Branco condenam ainda de forma veemente «a postura do PSD que, sem nunca assumir uma posição clara e transparente, tem tentado, por todos os meios ao seu alcance, inviabilizar a criação das regiões».




COIMBRA
A 5ª VITÓRIA NO DISTRITO

O presidente da Federação de Coimbra do PS, camarada Fausto Correia, congratulou-se no dia 24 com o que considerou a «vitória indiscutível» dos socialistas no distrito nas eleições autárquicas, mas declarou-se, mesmo assim, insatisfeito com os resultados alcançados.

«É a quinta vitória consecutiva do PS em Coimbra, mas não nos deixa satisfeitos, pois esperávamos melhores resultados», disse o camarada Fausto Correia, anunciando que o Partido vai intensificar a actividade política no distrito tendo em vista as próximas eleições europeias e legislativas.

O camarada Fausto Correia falava no dia 24, à noite, numa conferência de Imprensa realizada no final de uma reunião da Comissão Política da Federação de Coimbra do PS.


Mão-cheia de iniciativas

Segundo sublinhou, o PS conquistou mais votos, mais câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesia do que o PSD, tendo também eleito mais deputados e mais vereadores.

A insatisfação relativa perante os resultados eleitorais deriva também do facto do PS ter perdido a Câmara de Cantanhede por três votos e a de Pampilhosa da Serra por 78.

Adiantou ainda que plenários concelhios de militantes, acções com independentes e iniciativas conjuntas com ambos são algumas da iniciativas que a Federação vai realizar brevemente em Coimbra.



Almoço da vitória

A Federação de Coimbra do PS vai comemorar os excelentes resultados alcançados em toda a linha no distrito nas últimas eleições autárquicas com a realização, no próximo sábado, dia 31, do «Almoço da vitória», que decorrerá no restaurante «Miralago», na vila de Mira.

O líder da Federação, o camarada Fausto Correia, salientou que o «Almoço da vitória» servirá «também para demonstrarmos a nossa determinação e o nosso empenhamento relativamente aos combates eleitorais que se avizinham: as europeias e as legislativas, em 1999».




GONDOMAR
MOÇÃO

A Comissão Política Concelhia de Gondomar do PS aprovou no dia 24 uma moção apelando à distrital do Porto para que convença o deputado Pedro Baptista a abandonar o cargo de vereador na câmara gondomarense, para que foi eleito em Dezembro.

A proposta contou com os votos favoráveis de 21 camaradas, contra 11 desfavoráveis.

Entretanto, Pedro Baptista anunciou no mesmo dia que vai suspender o seu cargo de vereador pelo PS na Câmara de Gondomar, até que «exista uma Comissão Política Concelhia que garanta as condições» para o desempenho do seu trabalho de autarca.

«Face à posição da maioria da Comissão Política Concelhia, que recusou dar-me a confiança política necessária para que protagonize a oposição ao PSD na Câmara de Gondomar, decidi suspender o mandato até que surja uma nova Concelhia que me dê as condições para o desempenho do cargo», referiu o camarada Pedro Baptista, em declarações à Agência Lusa.

«Os militantes gondomarenses tirarão as suas conclusões do que se tem passado na Concelhia», afirmou, garantindo não estar «apegado» ao cargo de vereador.



ÍLHAVO
PS ENUMERA PROJECTOS EM CARTEIRA

Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Ílhavo consideram que o presidente da autarquia, eleito pelo PSD, tem de admitir que herda «uma recheada carteira de projectos e obras», num total de quase 2,4 milhões de contos.

Em comunicado divulgado no dia 23, os socialistas enumeram «apenas as obras mais volumosas», que deixaram ao novo presidente, adjudicadas ou em projecto.

Esta tomada de posição surge na sequência das críticas do novo presidente laranja sobre uma alegada desorganização que encontrou no município.

Reconhecendo que algumas dessas obras são comparticipadas pelo poder central, os autarcas do PS salientam que foi necessário a Câmara anterior «pressionar para elas serem executadas».

Do que o anterior executivo camarário «deixou em carteira», os socialistas citam, entre outras obras, a escola 2+3 de Ílhavo, o mercado municipal, o monumento ao «Homem do Mar», a piscina coberta da Gafanha da Nazaré, a extensão de saúde da Gafanha da Nazaré, e a segunda fase do conjunto habitacional.