EMPREGO




CRIADA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO PARA O PLANO NACIONAL DE EMPREGO

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 22, uma resolução que cria um organismo que terá como missão acompanhar a execução do Plano Nacional de Emprego (PNE) - a elaborar durante os primeiros meses deste ano -, através da solicitação e auscultação das contribuições sectoriais.

A comissão é constituída por representantes dos ministérios ligados aos sectores geradores de postos de trabalho e dos governos regionais dos Açores e da Madeira.

O Plano Nacional de Emprego surge na sequência da cimeira extraordinária da União Europeia, realizada no Luxemburgo em Novembro de 1997, dedicada às questões do emprego, na qual Portugal esteve envolvido de forma muito intensa.

Este acordo valorizou substancialmente a necessidade de articular a coordenação das políticas macroeconómicas numa estratégia de emprego.

Os quatro pilares definidos na cimeira (empregabilidade, espírito empresarial, adaptabilidade e igualdade de oportunidades) constituem as traves-mestras do plano português, tanto mais que um destes conceitos foi introduzido pelo nosso país.

Os objectivos referentes aos jovens desempregados e aos desempregados de longa duração serão particularmente valorizados no plano nacional.