CULTURAS E DESPORTOS




SUGESTÃO


«TITANIC»

Aqueles que deliraram com o terror pelo desconhecido em «Aliens», sentiram vertigens com a profundidade inexplorável do «Abismo», ou tremeram com a força do «Exterminador Implacável II» têm motivos para correr, amanhã mesmo, em direcção às salas de cinema nacionais. É que James Cameron, o realizador das referidas obras da Sétima Arte, volta ao grande ecrã, desta feita com um filme tão contundente quanto o seu próprio nome: «Titanic.»

O filme de Cameron recria a tragédia que, em 1917, envolveu o maior e mais luxuoso cruzeiro, para a altura, na sua primeira viagem e os milhares de malogrados passageiros.

Partindo de uma personagem fictícia, «Titanic» empreende uma viagem em «flash back» até ao dia em que o cruzeiro zarpou rumo ao fundo do oceano e narra as histórias do interior da embarcação que ninguém ficou para contar.

No enredo, destaque para o glamoroso romance entre dois jovens de esferas sociais diferentes, encarnados por Kate Winslet e Leonardo Dicaprio.

Com oito nomeações para os Globos D'Ouro 98, «Titanic» promete bater muitos recordes. Para já, ficou confirmado que a película assinada por Cameron é, sem lugar a dúvida, a produção mais cara do século.

Para tal proeza orçamental contribuiu a construção, em tamanho natural, de uma barco-réplica do «Titanic» e as filmagens subaquáticas da verdadeira embarcação.

Goste-se ou não do género, a verdade é que «Titanic» é, sem margem para hesitação, um filme a não perder!

(MJR)




QUE SE PASSA

LEITURA EM ALBUFEIRA

A Câmara Municipal editou, recentemente, um novo livro importante para a bibliografia do concelho. Trata-se da «Carta de Doação de Albufeira à Ordem de Avis - 1250», resultante de um trabalho de investigação de Adelaide Amado, que desde 1985 é responsável pelo Arquivo Municipal.




ATLETISMO EM ALMEIRIM

A 12ª edição dos 20 quilómetros de Almeirim realizar-se-á no dia 18. Considerada uma das mais importantes provas de atletismo do País, os 20 quilómetros de Almeirim incluem, pela primeira vez, a Corrida Abraça, integrando, de igual modo, o Trofeu Spiridon que pontua para o Campeonato Nacional de Deficientes.

Os corredores em patins em linha, da Federação Portuguesa de Patinagem, voltam a marcar presença na prova, estando também previsto um espectáculo com arcos.

Paralelamente ao desporto, estará patente ao público uma mostra de fotografia sobre SIDA, na Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval.

De salientar ainda que parte das receitas da prova reverterão para a Associação Abraço.




DANÇA EM COIMBRA

O Teatro Académico de Gil Vicente, da Universidade de Coimbra, vai exibir, hoje e amanhã, às 18 horas e às 21 e 45, no seu espaço «A Vez dos Actores» o filme «O Coronel Chabert», de Yves Angelo, com a actuação magistral, no papel principal, de Gérard Dépardieu.

Se preferir apreciar Sétima Arte em língua inglesa, então espere até ao sábado, dia 17 ou o domingo, dia 18, no mesmo horário, e veja «Ratos e Homens», de Gary Sinise, onde não é possível deixar de admirar a representação de John Malkovich.

E, para que a cultura não se confine à imobilidade de uma cadeira, saiba que a Companhia de Dança de Lisboa recriará o bailado «Cabo da Boa Esperança», nos dias 20 e 21, pelas 21 e 45, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente.




FILME EM ELVAS

No Cine-Teatro vais, ser exibido, hoje e amanhã, pela última vez, a partir das 21 e 30, o filme «L.A. Confidential», para maiores de 12 anos.




TEATRO NA GUARDA

«Cenas Demasiado Comuns e Borboletas», é o nome da peça de criação colectiva, coordenada pelo mimo-clown argentino Oswaldo Maggi que o Teatro Aquilino acolherá, hoje, amanhã, no dia 17 e 1, a partir das 21 e 30, com actuações de Américo Rodrigues, João Paulo Patrício, Victor Amaral, Teresa Oliveira e João Louro.




DESCOBRIMENTOS EM LISBOA

Hoje, amanhã e no sábado, estará de regresso a rubrica da Culturgest, «Ciclo Teatro do Século XX», com a peça de Gertrude Stein, encenada por Ana Tamen, «Geografia & Peças».

Amanhã, haverá conferência no mesmo local sobre «O Teatro de Christoph Marthaler», com Stefanie Carp.

O Grande Auditório do Centro Cultural de Belém será palco, no sábado e no domingo, às 22 horas, para a interpretação da dança de Frédéric Flamand, «Moving Target», um espectáculo com duração aproximada de duas horas (com intervalo).

Até ao dia 17, a mostra didáctica organizada pelo Museu da Marinha de Lisboa, com colaboração do Grupo de Amigos do Museu da Marinha e da Sociedade Portuguesa de Armas Antigas, estará aberta ao público, na Cordoaria Nacional. Trata-se de viajar pelas raízes de Portugal até às razões da sua expansão numa exposição intitulada «Em Busca de Cristãos e Especiarias».

O Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Frans Brüggen e a vozes da soprano Lynne Dawson, da meio-soprano Wilke Te Brummelstroete, do tenor Anthony Rolfe Johnson e do baixo Eike Wilm Schulte, interpretarão a Sinfonia nº 9 (sinfonia coral) de Ludwig van Beethoven, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 20, às 21 e 30, e no dia 21, pelas 19 horas.




CINEMA EM LOULÉ

Hoje é o último dia para ver, no Cine-Teatro Louletano, a película «O Rei da Rádio», pois, a partir de amanhã e até ao domingo, dia 18, a sala exibirá «Viciados no Amor». Mas, se gostar da vertigem da alta velocidade, não perca a oportunidade de ver, no grande ecrã deste Cine-Teatro, do dia 20 ao dia 22, a fita «Speed II».




ARTESANATO EM ÓBIDOS

Até ao domingo, dia 18, estará patente, no Solar da Praça de Santa Maria, uma exposição-venda de produtos e artigos criados pelos membros da Associação de Artesãos da Região Oeste.

Peças em cerâmica, tapeçaria, trapologia, ferro, latão, estanho, verguinha, bordados e artigos para bebé são alguns dos produtos que os 22 associados expõem nesta mostra de artesanato, todos os dias, entre as 10 e as 12 e 30 e das 14 às 17 horas.




ORQUESTRA NO PORTO

Hoje, amanhã, no dia 17 às 21 e 30, e no domingo, dia 18, pelas 16 horas, no Rivoli - Teatro Municipal, o maestro Philip Gammon dirige a Orquestra Nacional da Cidade Invicta num programa em que a Companhia Nacional de Bailado interpreta o clássico «Cinderela», de Prokofiev.




JANEIRAS EM RIO MAIOR

Até hoje terá oportunidade de ver o filme protoganizado por Pierce Brosnan, «007 - O Amanhã Nunca Morre», na sessão das 16 e 30 ou das 21 e 30 do Cinema Casimiros.

O Grupo Chantirene cantará as Janeiras, em Casais Monizes, no domingo, dia 18, pelas 16 horas.




CONFERÊNCIAS EM SANTARÉM

«Touros, Toureiros e Touradas» é o tema genérico do ciclo de conferências que será inaugurado, hoje, no Centro Cultural Regional de Santarém.

Carlos Alberto Álvares, João Manuel Simões e Simão Comenda darão início a esta série de conversas sobre tauromaquia falando, nomeadamente, acerca de «A Arte de Pegar Touros».

«Sozinho em Casa III» é a comédia realizada por Raja Gosnell, com Alex D. Liniz e Olek Krupa que poderá ver exibida, até hoje, às 21 e 45, no Cinema 2.

Uma mostra composta por aguarelas, pinturas a óleo e acrílico, dos artistas plásticos Malangatana, Laurinda Silvério e Luísa Páscoa, e por fotografias de Beatriz Barros poderá ser visitada, até amanhã, nas instalações da EDP.




LIVROS EM SINTRA

«Às Quartas Conversas com Livros» voltam, neste ano, à Casa da Juventude de Sintra, entre as 18 e as 20 horas, já no dia 21. Desta feita, Maria Isabel Mendonça Soares dinamizará o colóquio intitulado «Histórias de Longe e de Perto».




MÚSICA EM VILA FRANCA DE XIRA

A XI Temporada de Música, organizada pelo Departamento de Acção Sociocultural do município vilafranquense, reserva para o sábado, dia 17, às 21 e 30, a ópera «La Bohème». Uma interpretação a cargo do Real Theatro de Queluz que decorrerá no Auditório da Central de Cervejas, em Vialonga.

Um dia depois, no domingo, os apreciadores de trombones poderão deliciar-se com o «ensemble» preparado pelo Clube Recreativo e Cultural da Calhandriz para decorrer a partir das 18 horas.
 



POEMA DA SEMANA
Selecção de Carlos Carranca


Por um país de pedra e vento duro

Por um país de luz perfeita e clara

Pelo negro da terra e pelo branco do muro

Pelos rostos de silêncio e de paciência

Que a miséria longamente desenhou

Rente aos ossos com toda a exactidão

Dum longo relatório irrecusável

E pelos rostos iguais ao sol e ao vento

E pela limpidez das tão amadas

Palavras sempre ditas com paixão

Pela cor e pelo peso das palavras

Pelo concreto silêncio limpo das palavras

Donde se erguem as coisas nomeadas

Pela nudez das palavras deslumbradas

- Pedra rio vento casa

Pranto dia canto alento

Espaço raiz e água

Ó minha pátria e meu centro

Me dói a lua me soluça o mar

E o exílio se inscreve em pleno tempo

Sofia de Mello Breyner Andresen

«Livro Sexto»