PS EM MOVIMENTO




Guterres em almoço com autarcas

«CADA VEZ MAIS PORTUGAL VALE A PENA»

António Guterres advertiu no dia 4 que o eleitorado sabe castigar a prática de coligações negativas, quer na governação do País quer das autarquias.

O líder do PS, que falava num almoço, em Aveiro, com os candidatos socialistas às autárquicas de Dezembro, destacou que Portugal está-se a afirmar internacionalmente por uma evolução positiva nos planos económico, político e cultural».

Enfrentar as dificuldades criadas pelos adversários e defender a estabilidade foi a receita de António Guterres para os autarcas do PS, cujo trabalho valorizou «não numa lógica de cumplicidade política inaceitável, porque o Governo tem de tratar todos da mesma maneira, mas numa comunhão de princípios e valores».

Mostrando-se orgulhoso do trabalho realizado no Governo, António Guterres disse que «cada vez mais Portugal vale a pena», adiantando que as estimativas apontam para receitas fiscais e de Segurança Social superiores à meta definida no princípio do ano de 1997.




GUTERRES APELA À SOLIDARIEDADE ENTRE SOCIALISTAS

A solidariedade entre socialistas é indispensável para o Governo prosseguir a sua acção, considerou António Guterres no decorrer de um jantar de Natal que juntou deputados e membros do Governo.

«Como já foi dito, o próximo ano não vai ser uma ano fácil», referiu, sublinhando que o Governo tem no Parlamento apenas o apoio de uma maioria relativa.

«É evidente que a solidariedade profunda (baseada não em interesses, mas em valores e ideias) entre nós é uma condição indispensável para que o próximo ano nos permita continuar a fazer o trabalho em que acreditamos e em conjunto fazermos valer esses mesmos valores e ideias», afirmou, num breve discurso improvisado.

Esta solidariedade, frisou, «é também o símbolo daquilo que desejamos seja a solidariedade da sociedade portuguesa no seu conjunto», acrescentou.

«Há muitos portugueses que não têm meios para celebrar o Natal nem esperança para o Ano Novo. Esses são a razão de ser da nossa vida como socialistas e políticos ligados (militantes ou independentes) ao Partido Socialista», disse ainda.



PS EM BELÉM

Uma delegação do PS, composta pelos camaradas António José Seguro, Ferro Rodrigues, António Reis, Fausto Correia e António Galamba, deslocou-se no passado 5 ao Palácio de Belém, a convite do Presidente da República, Jorge Sampaio, para uma audiência.

No final da audiência, o camarada António José Seguro disse que o PS transmitiu ao Presidente da República a sua convicção de que Portugal continuará a viver num «clima de estabilidade em 1998».

António José Seguro disse ainda que o PS informou o chefe de Estado de que vai apresentar na Assembleia da República, durante o primeiro trimestre do ano, os «princípios orientadores» das reformas estruturais consideradas «indispensáveis em áreas como a Educação, Saúde e Segurança Social».




Ignominiosa calúnia do «Independente»

PS SOLIDÁRIO COM NARCISO MIRANDA

A promoção pelo «Independente» de uma calúnia infame sobre Narciso Miranda, que tem por base duas cartas anónimas com um rol de mentiras, tem gerado uma onda de solidariedade para com o autarca-modelo do PS.

Assim, num comunicado, os presidentes das concelhias do PS do distrito do Porto, do Secretariado Distrital e da JS expressam a sua total solidariedade a Narciso Miranda.

No comunicado, os dirigentes socialistas lembram que o «Independente» tem feito carreira no lançamento de «autênticas calúnias sobre dirigentes do PS/Porto», salientando tratar-se de «um brutal e ignominioso ataque político e pessoal ao presidente da Federação do Porto do PS».

O comunicado foi enviado após um almoço de solidariedade a Narciso Miranda no qual participaram os dirigentes distritais e concelhios do PS.

Considerando que «esta calúnia visa atacar a honorabilidade de um homem que prestigia a vida autárquica e exalta a participação política», os dirigentes socialistas consideram-na «um brutal ataque ao PS, referência de estabilidade que se vive em Portugal».

Também em comunicado, a Concelhia de Matosinhos do PS repudiou o «modo ilegítimo e brutal como se atinge a honra de um cidadão ampliando, através de mecanismos que servem a liberdade e a democracia, o delírio e o ódio que se esconde no anonimato».

Por outro lado, numa nota à Imprensa, os deputados do distrito do Porto do PS deliberaram «dar testemunho público da sua solidariedade a Narciso Miranda, manifestar respeito e confiança na sua honorabilidade pessoal e exigir que a justiça, com celeridade, conclua os seus procedimentos na investigação judiciária».




AÇORES

REUNIÃO DO SECRETARIADO REGIONAL

Convocada pelo presidente do PS/Açores, Carlos César, realizou-se no dia 19 de Dezembro, em Ponta Delgada, uma reunião do Secretariado Regional do partido, em que foram analisados os resultados das últimas eleições autárquicas na região.

Os socialistas açorianos debruçaram-se, também, sobre diversos aspectos da reestruturação do partido nas nove ilhas da região.




ALGARVE

PS HOMENAGEIA EX-AUTARCA

O camarada José Guilhermino Anacleto, presidente cessante da Câmara Municipal de Castro Marim, vai ser homenageado pelo PS, num jantar agendado para o dia 16.

Desde 1976 e até 14 de Dezembro último, José Guilhermino Anacleto foi um dos oito autarcas nacionais que triunfaram ininterruptamente nas eleições locais.




AMARANTE

PS DENUNCIA IRREGULARIDADES EM BUSTELO

O PS/Amarante apresentou uma queixa no Ministério Público da Comarca de Amarante por alegadas irregularidades nas eleições autárquicas na mesa de voto da freguesia de Bustelo, onde terão sido descarregados os votos de 20 eleitores ausentes.

O camarada Abel Coelho, presidente da Comissão Política do PS/Amarante, disse «que nos dias a seguir às eleições os 20 casos denunciados ao Ministério Público foram confirmados junto de familiares, os quais garantiram que aqueles não se dirigiram à assembleia de voto no dia 14 de Dezembro».

Segundo Abel Coelho, dos 20 casos investigados os serviços do partido apuraram que dez eleitores eram emigrantes e estavam fora do País, enquanto as ausências dos outros ficaram a dever-se a doença ou por estarem a residir fora da freguesia.




BEJA

PS SATISFEITO COM NOVO GOVERNADOR CIVIL

Vários dirigentes do PS de Beja manifestaram à Agência Lusa o seu contentamento pela nomeação de Agostinho Moleiro como governador civil do distrito, porque, salientaram, ele «sempre foi a primeira escolha do partido».

O adjunto do presidente da Federação do Baixo Alentejo, Nicolau Gonçalves, classificou de «compreensível» a escolha de Moleiro por se tratar de «uma pessoa consensual no seio rosa e no distrito».

Por seu lado, Luís Pita Ameixa, presidente reeleito pelo PS da Câmara de Ferreira do Alentejo, e Francisco George, membro da Comissão Política Nacional dos socialistas, mostraram-se «bastante optimistas», salientando que à partida têm «grandes expectativas» quanto a Agostinho Moleiro.



Maior seriedade e empenhamento

Em declarações à Agência Lusa, o novo governador civil de Beja, Agostinho Moleiro, afirmou ter aceite o convite do ministro Jorge Coelho, por considerar importante «mudar a imagem do PS e do Governo, no distrito».

Quanto às suas novas funções, Agostinho Moleiro reconheceu que «este é um lugar de excepção do Governo a nível distrital» e que tentará passar o protagonismo para o organismo em si e não para a sua pessoa.

Questionado quanto à pressão que irá enfrentar após a polémica que girou em torno de Saleiro, o novo representante do Governo garantiu que está de consciência tranquila e que procurará desempenhar as suas funções com «a maior seriedade e empenhamento» para não dar azo a novas críticas.

Relativamente às outras forças partidárias, Agostinho Moleiro assumiu-se como «um futuro aglutinador de consensos e não como fonte de distúrbios».




ÍLHAVO

JS SAÚDA VENCEDORES DAS ELEIÇÕES

A JS de Ílhavo saudou, num comunicado do dia 5, «os vencedores das últimas eleições autárquicas, particularmente a sua congénere social-democrata».

Os jovens socialistas de Ílhavo afirmam-se «disponíveis para colaborar em políticas que visem a promoção dos jovens em particular, e do concelho em geral».




LISBOA

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA CONCELHIA

A Comissão Política Concelhia de Lisboa vai propor a criação de um órgão de acompanhamento dos partidos que compõem a coligação «Mais Lisboa».

A revelação foi feita pelo líder desta estrutura, o camarada Miguel Coelho, numa conferência de Imprensa realizada no dia 18 de Dezembro.

Para Miguel Coelho, com o PCP a deter maior número de juntas de freguesia que o PS (22 contra 18), «o salutar equilíbrio de forças na coligação deixou de existir e pendeu para o lado do PCP», o que, na sua opinião, poderá colocar em causa o «bom espírito» que tem marcado a relação entre socialistas e comunistas em Lisboa.




SETÚBAL

SOCIALISTAS SATISFEITOS COM RESULTADOS ELEITORAIS

O presidente da Federação do PS de Setúbal, Alberto Antunes, congratulou-se, no dia 18 de Dezembro, com «os bons resultados conseguidos pelos socialistas no distrito», salientando que «terminou o ciclo de gestão da CDU no distrito de Setúbal».

Alberto Antunes falava numa conferência de Imprensa realizada na renovada sede da distrital de Setúbal.




VIARIZ

PS VENCE ELEIÇÕES

O PS venceu no dia 4 as eleições para a Assembleia de Freguesia de Viariz, no concelho de Baião, depois de ter empatado em número de votos com o PSD em 14 de Dezembro.