AUTARQUIAS




LISBOA

DEMOLIDAS MAIS 200 BARRACAS

A Câmara Municipal de Lisboa procedeu, no dia 9, à demolição do bairro de barracas dos «Meninos», na Rua Bartolomeu Dias da metrópole alfacinha. Este bairro, que incluía um total de 90 barracas, foi totalmente demolido, ficando livre para urbanizar o terreno situado a menos de cem metros do Centro Cultural de Belém.

As famílias que moravam nestas construções ilegais e desprovidas de condições de habitabilidade foram realojadas em edifícios novos de habitação social, construídos no Casalinho da Ajuda.

Ontem, pelas 10 horas, começou a demolição de cerca de oito dezenas de barracas no Bairro Chinês/Quinta Marquês de Abrantes, em Chelas.

Trata-se da segunda fase dos trabalhos de demolição, em cuja primeira fase foram erradicadas 216 construções impróprias para moradia.

Hoje, será ainda demolido um conjunto de barracas de um antigo estaleiro que alojava cerca de 30 agregados familiares, no Bairro de S. João de Brito, junto à Avenida do Brasil.



Último troço do eixo Norte-Sul abre ao trânsito

Abriu ao trânsito, no dia 10, o último troço do eixo Norte-Sul que ligará directamente a AE Aul ao eixo Av. Padre Cruz/Calçada de Carriche e, através deste, à AE Loures. à Crel e AE Norte.

Estiveram presentes na cerimónia de inauguração, João Soares, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Machado Rodrigues, Vereador do pelouro do Trânsito.



Martim Moniz

O Martim Moniz, situado em plena zona histórica de Lisboa, está a ser alvo de um arranjo urbanístico. Trata-se da transformação desta área da metrópole alfacinha votada, durante anos, ao ostracismo, e que o actual executivo camarário quer recuperar para os lisboetas.

Um novo jardim, zonas para peões, no fundo, um grande espaço de lazer está prestes a ser inaugurado.

Quem passa por esta zona da capital pode já observar o novo rosto do Martim Moniz.

João Soares e a sua equipa querem devolver uma porção do coração de Lisboa aos alfacinhas.




ALBUFEIRA

LIMPEZA DAS LINHAS DE ÁGUA

O município albufeirense adjudicou por cerca de 12 mil contos a empreitada de desobstrução das ribeiras de Alte, Espiche, Albufeira e Vale Carros, numa extensão global de cerca de dez quilómetros.

Os trabalhos visam a reabilitação da rede hidrográfica do concelho e são financiados em 75 por cento pelo Instituto Nacional da Água. As obras deverão estar concluídas até ao final deste mês.

Foi também adjudicada a empreitada de execução de passeios, iluminação pública e instalações sanitárias na Avenida da Liberdade local, pelo valor de 44 mil contos.




ALCOBAÇA

MOSTEIRO DE CÓS ABERTO AO PÚBLICO

A Câmara Municipal de Alcobaça contratou, recentemente, 12 jovens para assegurarem as visitas diárias ao Mosteiro de Cós, um reconhecido espaço rico em arte-sacra, que conta, entre os seus muitos atractivos, as talhas douradas e os magníficos azulejos do século XVII.

Não mais os apreciadores desta género artístico terão de ir em busca da chave do Mosteiro para apreciar este património cultural do concelho e do País. As portas de Cós já estão abertas ao público.



Circuito de ciclismo

Muito público e muita animação assinalaram mais uma edição da grande festa que é o Circuito de Ciclismo de S. Bernardo.

Pedro Lopes, da Progecer Tavira, foi o vencedor da prova, seguindo-se na classificação em segundo e terceiro lugares, Sailus Sarkauskas e Orlando Rodrigues, respectivamente.

Uma equipa da Associação Alcobacense de Cultura e Desporto também marcou presença num circuito composto por 30 voltas e um total de 75 quilómetros.




CABECEIRAS DE BASTO

AUDITÓRIO PARA ESPECTÁCULOS É UMA REALIDADE

A sala de espectáculos que faltava a Cabeceiras de Basto abriu, no dia 6, num acto inaugural assinalado com a representação da peça de teatro «Como ela o amava», levada à cena pela Companhia de Teatro do Nordeste, de Vila Real.

O evento contou com a presença dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente, Joaquim Barreto e Valdemar Queirós Gomes, bem como de vereadores, outras autoridades autárquicas e representantes de instituições a colectividades locais.

Este recinto, destinado a iniciativas socioculturais, vem preencher, assim, uma lacuna que os cabeceirenses reclamavam há anos.

Numa orientação que tem privilegiado as realizações de âmbito cultural e de promoção dos valores patrimoniais e históricos, a autarquia de Cabeceiras de Basto decidiu aproveitar o espaço que até há pouco tempo funcionava como Arquivo Municipal, para o transformar num equipamento bem apetrechado que se pretende seja motivo de orgulho para os munícipes.

A nova sala de espectáculos comporta 137 lugares sentados, saldando-se numa obra cujo investimento rondou os 25 mil contos.



Emprego nas Terras de Basto

O Centro de Emprego das Terras de Basto, recentemente criado pelo Ministério da Qualificação e Emprego, abriu as suas portas ao público no passado dia 4, em Arco de Baúlhe.

Instalado, numa primeira fase, no edifício da antiga Casa do Povo, o novo centro vai cobrir toda a área correspondente aos municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.

Até há pouco tempo esta zona encontrava-se espartilhada por três centros de emprego. A criação desta estrutura vem possibilitar, assim, uma maior unidade e uma mais forte coesão nas estratégias de desenvolvimento dos quatro municípios abrangidos, onde é manifesta a falta de investimento privado e onde o desemprego é uma das principais causas da desertificação humana registada nesta região do interior do País.




CASCAIS

MAIS 148 HABITAÇÕES

A Câmara Municipal de Cascais assinou, no dia 4, com as cooperativas de habitação CheGaliza e CheAlcoitão, protocolos de cooperação para a cedência de terrenos destinados à construção de 148 fogos de habitação a custos controlados.

A autarquia e as cooperativas acordam na possibilidade de pagamento de preço do direito de superfície se efectuar através da aquisição de fogos com destino ao PER, ou outro programa de habitação social, pelo preço fixado pelo INH para habitação a custos controlados. A edilidade garante ainda as obras de manutenção conservação e arranjo de espaços exteriores, bem como a criação de espaço, para actividade, de âmbito social.




ELVAS

CENTRO DE NEGÓCIOS TRANSFRONTEIRIÇO

Resultante de um investimento de 200 mil contos, o Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas foi inaugurado, no dia 6, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria José Constâncio.

No equipamento localizado na nova zona industrial, abriram-se, no mesmo dia, as portas da Feira Internacional de Mobiliário e Decoração (Intercom), uma grande mostra na qual participaram 40 expositores.

O Centro tem uma área de exposição de 1 600 metros quadrados e um auditório com 300 lugares, equipado com um sistema de tradução simultânea.

O presidente da autarquia local, Rondão Almeida, afirmou que Elvas «precisa de ser uma cidade de exposições, reuniões e colóquios», tendo considerado o Centro de Negócios Transfronteiriço como «o lugar ideal para estes eventos» e um «pólo de desenvolvimento» das actividades económicas entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.

O equipamento visa, ainda, promover os produtos portugueses no mercado extremenho e ser a mostra das potencialidades da produção espanhola para o Alentejo.




GUIMARÃES

PATRIMÓNIO SERÁ RECUPERADO

O projecto de ampliação do centro histórico de Guimarães já está em execução e a trabalhar nele está toda uma equipa de arquitectos que integra o Conselho Consultivo do Plano de Reabilitação da Zona de Couros.

Aproveitando o programa de reabilitação lançado em 1995, a autarquia apresentou uma candidatura, já aprovada. Os investimentos, que ascendem a 1,2 milhões de contos, são financiados, em mais de 50 por cento, pelo Fundo de Coesão.

A remodelação do centro histórico, cujo processo de candidatura a património mundial poderá ser analisado em 1998 pela UNESCO, foi assinalada com o lançamento do Prémio Património de Guimarães.

O objectivo deste galardão é premiar a melhor intervenção de recuperação de edifícios e estabelecimentos comercias da zona.




MATOSINHOS

CÂMARA RECUPERA CIDADE

A Câmara Municipal de Matosinhos vai investir cem mil contos em obras, afirmou, recentemente, uma fonte da autarquia. Este montante destina-se à recuperação urbanística de várias zonas, especialmente no que diz respeito às de forte incidência de construções clandestinas nas freguesias de Lavra, Parafita e Custóias. Assim, 80 mil contos serão destinados à construção de arruamentos e de infra-estruturas nessas zonas de habitação clandestina e os restantes 20 mil vai ser empregues na recuperação do edifício da Junta de Freguesia de Leça do Balio.




PORTIMÃO

COMEMORAÇÕES DO DIA DA CIDADE

O ponto alto das comemorações do Dia da Cidade de Portimão, que decorrem desde o dia 1 até hoje, foi a homenagem aos atletas campeões portimonenses.

Tratou-se de uma iniciativa que, pela primeira vez, se realizou no município de Portimão, com vista a prestar homenagem aos jovens campeões a nível regional e nacional, a título individual ou por equipas, tendo no conjunto atingido cerca de 150 participantes.

O programa de festejos, promovido pela autarquia, integrou a 4ª edição do Encontro de Coros de Portimão, que, além de grupos corais portugueses contou com a participação de agrupamentos vindos de Espanha.

Uma noite de fado no Clube Boa Esperança, um espectáculo «Mar/Amar» de música, dança e poesia pelo grupo Phala, no antigo Mercado Municipal e uma festa popular com variedades e baile no salão dos bombeiros voluntários da cidade, foram outras das tantas iniciativas incluídas no vasto programa festivo.

A encerrar as comemorações, realiza-se hoje uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, evento em que serão distinguidas diversas personalidades e funcionários da edilidade que se destacaram pelo seu serviço em prol do poder local.




PORTO

TEATRO DO CAMPO ALEGRE INAUGURADO

O dia 8 foi a data escolhida pelo município portuense para levar a cabo a inauguração do Teatro de Campo Alegre, o primeiro da cidade construído de raiz e com companhia residente, a Seiva Trupe.

O novo espaço teatral, um empreendimento da Fundação Ciência e Desenvolvimento - organismo da autarquia e da Universidade do Porto -, foi projectado pelo arquitecto Rogério Cavaca e custou cerca de 750 mil contos.

O edifício alberga uma sala principal com 400 lugares, um cine-estúdio, com capacidade para 70 pessoas, e uma sala para teatro.

Na sessão inaugural, Fernando Gomes, presidente da autarquia do Porto, e Manuel Maria Carrilho, ministro da Cultura, assistiram a um concerto do pianista Miguel Borges Coelho, que interpretou obras de Schumann, Messiaen e Stravinski. Foi um espectáculo antecedido pela exibição da peça «Secreta Obscenidade», de Marco António de La Parda, pela Seiva Trupe.




SANTO TIRSO

AUTARQUIA LEVOU CRIANÇAS AO CINEMA

No âmbito das festividades natalícias, a Câmara Municipal de Santo Tirso levou, no dia 9, alunos das escolas (públicas e privadas) do ensino pré-primário e do 1º ciclo do ensino básico ao cinema.

Na companhia dos respectivos professores e transportados em autocarros alugados pela autarquia, os miúdos puderam assistir ao filme da Walt Disney, «A dama e o vagabundo», nos cinemas de Santo Tirso, Trofa e Vila das Aves.

Com a realização desta iniciativa camarária, um total de 8 500 crianças do município de Santo Tirso tiveram um dia diferente, para alguns inesquecível, já que foi a primeira vez que foram ao cinema

No final das sessões os miúdos tiveram ainda direito a um saco com pequenas oferendas (chocolates, calendários e esferográficas) alusivas à quadra natalícia.




SETÚBAL

PER EM MARCHA

A Câmara de Setúbal entregou, no dia 4, mais de 29 casas novas para famílias carenciadas do Bairro Afonso Costa, alojando assim cerca de 90 pessoas.

Esta foi mais uma fase do Programa Especial de Realojamento (PER), no qual está prevista a construção de 1 272 novas habitações até 1999, num investimento total que ronda os 11 milhões de contos.

Visando a erradicação das barracas inventariadas no concelho, a autarquia tem em construção cerca de 500 habitações nos bairros mais degradados de Setúbal, como é o caso do Casal das Figueiras ou Quinta de Santo António. No âmbito do PER, a câmara realizou já 380 alojamentos e afirma que, a médio prazo, será possível realojar mais de 430 famílias.

As casas agora concluídas foram entregues a antigos moradores do Bairro Afonso Costa, sendo a renda calculada de acordo com o rendimento do agregado familiar, entre os cinco mil e os dez mil escudos.




SINTRA

NOVO 3º CICLO DO ENSINO RECORRENTE

A edilidade presidida pela autarca socialista Edite Estrela, através da divisão de Formação e em conjunto com a Direcção Regional de Educação e a Escola D. Carlos I, assinou, no dia 5, um protocolo para a criação do curso do 3º ciclo do ensino recorrente para o ano lectivo de 1997/98, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.

Com o objectivo de permitir valorização profissional e cultural dos funcionários do município, o curso, equivalente ao 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, será dado na Escola D. Carlos I - Lourel, com um horário misto tarde/noite, das 17 e 30 até às 20 horas.

Este curso funcionará num sistema de unidades capitalizáveis, permitindo a cada aluno progredir a um ritmo próprio, numa perspectiva de desenvolvimento individualizado da aprendizagem e autoformação, ao mesmo tempo que lhe proporciona um conjunto de novos conhecimentos e aptidões para novas competências.




TORRES VEDRAS

CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS PRIMORDIAIS

Torres Vedras vai receber um conjunto significativo de investimentos do Estado graças ao empenhamento da Câmara. Um no Centro de Saúde, uma nova Escola Secundária no bairro da Boavista, um quartel da PSP e um edifício-sede para o CAE-Centro da Área Educativa, são quatro grandes obras para as quais a autarquia cedeu terrenos, sem que isso fosse sua obrigação.




VIANA DO CASTELO

PARQUE DE CAMPISMO EM REMODELAÇÃO

O Parque de Campismo do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser submetido a um conjunto de empreitadas, orçadas em cerca de 400 mil contos, para melhorar as condições de segurança e salubridade, revelou, no dia 3, uma fonte autárquica.

A proposta foi apresentada ao presidente da Câmara Municipal, Defensor Moura, numa reunião com os responsáveis do Inatel, que deixaram a garantia de que o Parque de Campismo do Cabedelo abriria ao público na próxima época de Verão, depois de executadas as obras necessárias.

Para além das infra-estruturas viárias e de redes de saneamento, água electricidade e telecomunicações, a intervenção nestes equipamentos vai incluir a construção de edifícios de apoio para melhorar as condições de acolhimento aos campistas.