OBRAS PÚBLICAS




Estradas

IP's CONCLUÍDOS ATÉ AO ANO 2000

O secretário de Estado das Obras Públicas, Maranha das Neves, advertiu, no dia 13, em Aveiro, que se houver qualquer impedimento às formas encontradas para financiar o Plano Rodoviário, os objectivos traçados até ao ano 2000 podem estar comprometidos.

Maranha das Neves presidiu, no mesmo dia, no Governo Civil de Aveiro, à celebração de protocolos para beneficiar e municipalizar estradas nacionais em Anadia e Oliveira do Bairro e à assinatura dos autos de consignação de empreitadas para a melhoria de alguns troços viários em Vale de Cambra e Sever do Vouga.

Na sua intervenção, o secretário de Estado das Obras Públicas transmitiu as metas do Executivo para o sector, apontando para o ano 2000 a conclusão de toda a rede de itinerários principais e 50 por cento dos itinerários complementares, o que vai implicar um investimento de 1400 milhões de contos.

«Terá de ser feito um esforço enorme, que implica o recurso a concessões e outras formas de financiamento», declarou Maranha das Neves, sublinhando que «o esforço na realização dessas infra-estruturas não pode esconder outras realidades, e o País não pode ter só grandes vias».

Com esse argumento, o secretário de Estado elogiou os municípios dispostos a protocolar com o Governo a municipalização de estradas nacionais, «à medida que passam a ser quase ruas, ou pela integração urbana ou por ligações que são feitas», sublinhando tratar-se de um «acto voluntário, a significar a colaboração entre o poder central e o poder local».

A Junta Autónoma das Estradas já subscreveu mais de três centenas de protocolos semelhantes com câmaras municipais, «mas tal não quer dizer que tenham todas a mesma atitude» - lamentou o governante.