A SEMANA




CASA DE PORTUGAL EM PARIS HOMENAGEIA MANUEL ALEGRE

No âmbito das comemorações do 30º aniversário da Casa de Portugal, em Paris, realiza-se no próximo sábado, dia 15, uma sessão de homenagem e apresentação da obra do poeta e escritor Manuel Alegre.

Apresentam a obra do autor de «Os Canto e as Armas» os professores Urbano Tavares Rodrigues, José Augusto Seabra e Ana Maria Vilhena.

Seguidamente as personalidades presentes nesta justa homenagem terão a oportunidade de fazerem perguntas ao escritor e poeta que estará presente, bem como a tradutora de alguns dos seus livros, Marie Claire.

No final haverá uma sessão de autógrafos e será servido um cocktail.




TIMOR-LESTE: SITUAÇÃO TENSA

A situação em Díli está tensa. Em véspera do sexto aniversário do massacre de Santa Cruz, viram-se nas ruas mais forças militares do que o normal.

Uma fonte católica disse, no dia 11, que a situação em Díli é «bastante tensa», sob uma calma aparente, tendo-se notado um aumento gradual da presença militar nos últimos dias.

Simultaneamente, a polícia indonésia começou a deter alguns jovens em rusgas efectuadas às suas residências e mesmo na rua, segundo uma fonte da Igreja, em Díli.

Um porta-voz da resistência confirmou estas detenções, adiantando que parece tratar-se de uma medida preventiva das autoridades indonésias, com receio de qualquer manifestação dos jovens, por causa do aniversário do massacre.

«Pelas ruas têm-se visto muitos militares fardados, alguns vindos de outras regiões, bem como carros de matricula civil com militares à paisana», disse a mesma fonte.

Os sacerdotes têm recebido pedidos de várias pessoas para rezarem uma oração especial por intenção dos jovens que faleceram em Santa Cruz como forma de manter viva a memória desses jovens.




PROJECTOR RESPONSÁVEL POR INCÊNDIO NO METRO

A conclusão do relatório da comissão de inquérito sobre o incêndio na estação de metro da Alameda, ocorrido no dia 19 de Outubro, foi divulgado na passada semana pelo Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território.

Segundo o relatório, a causa mais «plausível» do incêndio deverá ter sido o «sobreaquecimento dos barrotes de madeira e posterior inflamação do filme de plástico do cimbre, causado por um projector de obra deixado no local, ligado, no fim da betonagem».

O relatório refere, ainda, que considera a hipótese, de origem do incêndio ter estado num curto-circuito, como «altamente improvável», uma vez que não foram «registados disparos de quaisquer alavancas de energia ou de disjuntores, tanto em alta como em baixa tensão, em momento à detecção do incêndio».

A comissão, que tinha um prazo de 15 dias para apresentar as primeiras conclusões do inquérito, vai prolongar as suas averiguações até ao próximo dia 18 deste mês para apurar de uma forma mais rigorosa apurar as circunstâncias do incêndio.




DESEMPREGO DESCEU EM OUTUBRO 7,4 POR CENTO

O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional caiu 7,4 por cento, em Outubro, em termos homólogos para 423.183 pessoas, mas aumentou 1,1 por cento face a Setembro último.

Segundo o Ministério para a Qualificação e o Emprego, o acréscimo verificado em Outubro face a Setembro deve-se «ao movimento sazonal do mercado de emprego que se reflecte num aumento do número de desempregados inscritos e que normalmente é visível a partir de Outubro».

Apesar do aumento aferido, refere a nota ministerial, a tendência decrescente verificada desde Maio de 1996 mantém-se, em termos homólogos.

O número de colocações efectuado no mês em análise atingiu as 5.893, mais 30,5 por cento do que em igual período do ano anterior, enquanto os números relativos ao período Janeiro-Outubro indicam que as colocações efectuadas atingiram as 46 mil.

No que respeita às ofertas de emprego, os dados do Ministério da Qualificação e Emprego adiantam que elas cresceram 22,2 por cento face a Outubro de 1996 e 0,5 por cento em relação a Setembro do corrente ano, ao estabilizarem nas 12.088.




UNESCO ADOPTA DECLARAÇÃO SOBRE CLONAGEM HUMANA
- O PATRIMÓNIO GENÉTICO DA HUMANIDADE -

A UNESCO, agência especializada da ONU para a educação, ciência e cultura adoptou, anteontem em Paris, uma declaração universal sobre o genoma humano e os direitos do homem, interditando a clonagem humana.

A declaração, que não tem carácter vinculativo, é constituída por 25 artigos e estabelece os critérios éticos e universais para a investigação sobre o genoma humano e as suas aplicações, a fim de conciliar a liberdade de pesquisa e a protecção da humanidade contra eventuais abusos.

O CIB, comité internacional de bioética da UNESCO, levou quatro anos a elaborar esta declaração, adoptada em Julho último, antes de ser submetida à apreciação dos membros da agência. Para tanto, o CIB consultou uma grande diversidade de interlocutores, em universidades, comités éticos nacionais, organizações governamentais e não-governamentais, de todas as regiões do mundo.

No texto da declaração pode ler-se que «cada indivíduo tem direito ao respeito da sua dignidade e dos seus direitos, quaisquer que sejam as suas características genéticas».

«Esta dignidade - refere o texto - impõe que os indivíduos não sejam reduzidos às suas características genéticas e que se respeitem a sua natureza única e a sua diversidade».

Adoptando a declaração, os 186 países signatários da Carta das Nações Unidas comprometem-se a não permitir «práticas contrárias à dignidade humana, tais como a clonagem destinada à reprodução de seres humanos».

A declaração apela ainda, para uma maior difusão dos conhecimentos científicos sobre o genoma humano e para o reforço da capacidade de investigação dos países em vias de desenvolvimento.