CULTURAS E DESPORTOS



SUGESTÃO


WORLD PRESS PHOTO

Um momento imprescindível na vida de quem aprecia a arte de congelar momentos no tempo, de fotografar, é a «World Press Photo» (WPP), maior, mais completa e exuberante de todas as exposições fotojornalísticas.

A exposição mostra uma visão geral das notícias de cada ano, publicadas em jornais e revistas de todo o mundo, bem como de material não publicado e que é mostrado pela primeira vez.

Para além das notícias de cabeçalho, assuntos correntes e da vida quotidiana, diversos aspectos de fotojornalismo reflectem-se nas categorias de Desporto, Artes, Natureza e Ciência.

Nesta terceira edição consecutiva no Centro Cultural de Belém, a exposição de 1997 da «World Press Photo» exibe os trabalhos de fotojornalistas seleccionados pelo júri internacional independente do 40º concurso da WPP.

Com 35 650 trabalhos apresentados por 3 663 fotógrafos de 119 países, o concurso fotográfico que a «World Press Photo» promove anualmente é considerado o melhor do mundo.

A mostra é exposta anualmente em mais de 65 cidades de 35 países, atraindo um total de mais de um milhão de visitantes.

Não perca esta oportunidade! A partir de amanhã e até ao dia 13 de Outubro saiba que a «World Press Photo» espera por si, todos os dias das 11 às 20 horas (última entrada às 19 e 15), na Galeria Cruzeiro do Sul do Centro Cultural de Belém.




DESTAQUE




ENCONTROS ACARTE:
DIGITALIZAÇÃO DO CORPO

«Workshop» sob a orientação de Yacov Sharir. Aulas de técnica e sessões de informática aplicada.

Até ao domingo, dia 21, das 10 às 17 horas.

Lisboa: Zona de Congressos da Fundação Calouste Gulbenkian.




QUE SE PASSA



FOLCLORE EM COIMBRA

A Companhia de Teatro Itinerante Boca de Cena apresenta, hoje, dias 20, 23, 25, 27 e 30, pelas 21 horas, a peça «Aguentar a cara alegre», para os Lares de Terceira Idade e Centros de Dia, no Teatro do Inatel.

O Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira encerrarão o programa de Coimbra em festa, amanhã, na Praça do Comércio.

Entretanto, está patente ao público a exposição de pintura de Monique Faillard, no Edifício do Chiado.



SERÕES CULTURAIS EM FARO

A capital algarvia despede-se, hoje, pelas 21 e 30, no Conservatório, dos seus agradáveis serões culturais com um concerto de jazz a cargo de Maria João e Mário Laginha.



TEATRO E CINEMA NA GUARDA

O IX Festival de Teatro da Guarda prossegue de vento em popa. Todos os dias desta semana haverá uma peça teatral à sua espera, a partir das 21 e 30, no Auditório Municipal.

Hoje, a Companhia Teatral do Chiado interpretará a peça «As obras completas de William Shakespeare em 97 minutos».

Amanhã será a vez de ver representar o Teatro Meridional (Portugal-Espanha-Itália) numa obra intitulada «Romeo, versão completa da tragédia de Verona».

O sábado foi reservado para a actuação do teatro regional da Serra de Montemuro que nos presenteará com um espectáculo de seu nome «Pizza!».

Para o domingo foi escolhida a peça «Alta Áustria», a cargo do grupo teatral Efémero.

A próxima semana promete. A segunda-feira reserva-lhe a interpretação do agrupamento teatral galego Chévere de «Annus Horribilis», enquanto a terça-feira, dia 23, traz as «Xtorias» da Arte Pública.

Finalmente, o Teatro Aquilo questiona-nos com a sua peça, no dia 24, «Como sabemos só dizer o indizível?».

Passando, agora, a uma outra arte de representar, a «Sétima», saiba que o Cine-Estúdio Oppidana exibirá, a partir de amanhã e até à quarta-feira, dia 24, na sessão das 21 e 30, o filme «Anaconda».




PATRIMÓNIO EM GUIMARÃES

Hoje, pelas 21 e 30, o Auditório da Universidade do Minho apresenta o último filme do realizador japonês Akira Kurosawa, «Madadayo - Ainda Não!».

Amanhã, à mesma hora, poderá assistir a um recital de música de câmara nos Paços dos Duques de Bragança, com interpretações de Lina Tur Bonet e Paulo Assis.

Também amanhã, a fita «A Espada era a Lei» será exibida, pelas 10 e 30, no Cinema-Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, no âmbito da já familiar iniciativa «Manhãs Infantis».

O sábado, dia 20, será dedicado ao cantor de Abril. «Cantar José Afonso» é o nome do espectáculo de homenagem de Ricardo Marques, com Manuel Amorim, Queco, Adriano Pinto, Domingos Barros, Sérgio Blandino, Ricardo Rocha, Paula Miranda e Henrique Machado.

O evento decorrerá a partir das 21 e 30, no Auditório da Universidade do Minho.

Quanto ao domingo, ele foi o dia escolhido para dar início à Semana do Património: Jornadas Europeias do Património com um concerto a cargo da Orquestra do Norte a realizar-se no Paço dos Duques de Bragança às 21 e 30.

No mesmo local, mas um dia depois, participe na inauguração da exposição «Vasco da Gama - Em Demanda da Índia».




FESTIVAL DA CANÇÃO EM ÍLHAVO

De 19 a 28 de Setembro estará patente ao público, na Galeria Municipal de Arte, uma exposição de pintura, olaria, cerâmica, tapetes de Arraiolos e bordados da Associação Cultural dos Artistas de Esgueira.

Entretanto, saiba que pelo segundo ano consecutivo o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal, o grupo de jovens «A Tulha» e o Instituto Português da Juventude organizam o Festival da Canção Vida, subordinado ao tema «Vida! Droga Não! Obrigado».

Os interessados em participar neste festival deverão enviar para o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Ílhavo, em carta lacrada, os originais gravados em fita magnética, juntamente com a letra da canção.

O regulamento poderá ser obtido através do telefone 034-325060.

O Festival realizar-se-á a 15 de Novembro próximo, com as canções que forem apuradas numa pré-selecção.

Aos três primeiros vencedores serão atribuídos os prémios de 200, 100 e 50 mil escudos.



TEATRO EM LISBOA

«The Politics of Quiet» é o nome do concerto, sob a direcção musical de Harry Huff, a que poderá assistir hoje, amanhã e no sábado, dia 20, pelas 21 e 30, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

Se passar pelo Centro Cultural de Belém, não hesite. Entre na Sala de Ensaio, onde nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 será representada o espectáculo teatral «Futebol & Outras Peças» e deixe-se levar pela magia da tábuas durante uma hora e 15 minutos, sem intervalo!

O «show» de José Eduardo Rocha, com o Ensembler JER e com artistas convidados, realizar-se-á, nos dias 21 e 22, às 11 e 30 e às 15 horas. A partir do dia 23 e até ao dia 25 as sessões decorrerão pelas 11 horas.




ARTESANATO EM PORTIMÃO

A XII Exposição da Escola de Artesanato Cortes de Brito espera por si, até ao dia 5 de Outubro, no Antigo Mercado Municipal.




CINEMA NO PORTO

A Fundação Serralves apresenta até amanhã, sempre às 22 horas, o ciclo de cinema «Os Filmes de Yvonne Rainer».




PINTURA EM SANTO TIRSO

Está aberta ao público a mostra dos trabalhos do pintor galego Baldomero Moreiras Blanco intitulada «Paisaxes, Entroidos e Romarías». A exposição permanecerá patente até ao dia 28 de Setembro, no Museu Municipal Abade Pedrosa.



MÚSICA E FOLCLORE EM SETÚBAL

Até ao dia 22 terá oportunidade de assistir ao espectáculo de música folclórica a cargo do Folk Costa Azul - Moita.



AGUARELAS EM SINTRA

Hoje, haverá relatos de experiências de animação pedagógica, entre as 14 e 30 e as 17 e 30, no Centro Lúdico de Rio de Mouro,

Desta feita conte ouvir falar sobre «Percursos por... aventuras, entrelinhas e segredos».

Esta iniciativa integra-se na abertura do ano lectivo de 1997/98.

«Aguarelas de Agualva» é o nome da I Feira Associações e Colectividades de Agualva-Cacém que vai decorrer, na Escola Secundário Ferreira Dias, no Cacém, nos dias 19, 20 e 21.

A inauguração da Feira do Livro de Mem-Martins é no dia 20, às 17 horas, e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Sintra, Edite Estrela.

A Feira poderá ser visitada até ao dia 28 de Setembro, no Largo da Capela de Nossa Senhora da Natividade, em Mem-Martins.




INSTALAÇÃO EM TOMAR

A partir de hoje e até ao dia 30 de Setembro, o 1º andar da Casa Vieira Guimarães - Espaço d'Arte & Cultura servirá de cenário ao evento «E aqueles gajos são artistas» a cargo de GRAFO.



EXPOSIÇÃO EM VIANA DO CASTELO

«Lenços de Namorados» é o título da mostra que estará patente, até à segunda-feira, dia 22, no Instituto Português da Juventude, das 10 horas às 12 e 30 e das 14 horas às 17 e 30.




Património

CARRILHO APRESENTA PROGRAMA «SETE DIAS COM O PATRIMÓNIO»

O ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho, apresentou no dia 15, na Torre de Belém, a campanha «Património vivo - sete dias com o património», que decorrerá de 21 a 28 de Setembro de norte a sul do País.

Associar os cidadãos ao património dos próprios locais onde vivem, enquadrar a importância desse património no contexto europeu e fazê-lo promovendo acções que saiam da rotina são os objectivos desta iniciativa do Ministério da Cultura.

A campanha surge na sequência das Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa que decorre desde ontem e até ao dia 20 em Évora, e pretende chamar a atenção para o património arquitectónico nacional, dando também a conhecer a intervenção que tem vindo a ser objecto, nos últimos anos, os monumentos e sítios classificados como património nacional e mundial.

Manuel Maria Carrilho salientou que o património é uma das «apostas centrais» do Ministério da Cultura, acrescentando que «há uma nova eficácia na administração».

«Desapareceram os casos mais graves de incúria, que eram inúmeros, há uma planificação da investigação, uma gestão integrada do património e uma descentralização dos serviços do IPPAR», disse.