TURISMO



Regiões do interior

PROGRAMA DE INCREMENTO DO TURISMO CULTURAL

A resolução que deu origem a um programa de circuitos de turismo cultural, integrando locais, museus, transportes, alojamento, gastronomia e artesanato do País recolheu, no dia 3, os consensos à volta da mesa de reuniões do Conselho de Ministros.

O programa destina-se a dar resposta ao crescente interesse pelo turismo de qualidade, contribuindo, igualmente, para o desenvolvimento e reabilitação das regiões do interior.

Foram traçados novos itinerários turístico-culturais em colaboração com diversos organismos nacionais, com o poder local e com organizações internacionais, nomeadamente com a organização não-governamental Museu sem Fronteiras.

Esta colaboração permitirá, a curto prazo, integrar Portugal em redes de turismo cultural da bacia do Mediterrâneo, facilitando a cooperação com países do Norte de África.

O primeiro itinerário concebido pelo programa em questão terá por tema «A Arte Islâmica em Portugal» e visa essencialmente a criação de uma exposição que se desenvolverá em vários locais onde permanecem vestígios materiais e civilizacionais, diferentemente das exposições clássicas, instaladas em espaços relativamente restritos. Mértola, Silves e Idanha-a-Nova serão os três principais pontos de partida destes circuitos.

Os itinerários devem incluir núcleos históricos, monumentos e museus públicos ou privados, permitindo ainda conhecer as referências culturais imateriais. Associado ao circuito estará um pacote turístico completo que agregue também os transportes, o alojamento, a gastronomia e o artesanato.

O acesso a este tipo de circuitos é feito através da aquisição de um catálogo elaborado por uma equipa de especialistas e traduzido em diversas línguas.

Serão criados centros de acolhimento, que poderão apoiar-se em estruturas já existentes, destinados a auxiliar os visitantes.