CIÊNCIA


A FESTA DO HALE-BOPP

Hale-Bopp é o cometa que nos visita até meados do próximo mês de Maio. O facto não teria nada de relevante, não fosse o caso do Hale-Bopp só regressar ao «nosso convívio» daqui a 3000 anos. Esta é a razão pela qual o Ministério da Ciência e Tecnologia, em colaboração com diversos organismos ligados à astronomia, preparou um vasto programa de actividades com início no passado dia 21 e que se estende, um pouco por todo o País, de Viseu ao Funchal, até 17 de Maio.

Os alunos das escolas secundárias são os principais destinatários destas iniciativas, sobretudo no caso do observatório móvel do Programa Ciência Viva. Esta iniciativa, da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia, será coordenada pelo astrónomo Máximo Ferreira, e irá decorrer em 12 estabelecimentos de ensino (ver quadro anexo).

O público também poderá participar nesta festa do cometa aderindo às mais de três dezenas de actividades propostas quer pela Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA) quer pela Rede Nacional de Observação Astronómica (RNOA). Porém, a mais estimulante observação do cometa Hale-Bopp decorrerá a bordo de um avião cedido pela Força Aérea Portuguesa. Esta viagem que contemplará cerca de uma centena de astrónomos destina-se à observação do cometa acima do tecto de nuvens.

Para os que não puderem voar ao encontro do Hale-Bopp o espectáculo também promete, em terra, onde, com a colaboração de monitores conhecedores dos «hábitos» destes objectos celestes, poder-se-á observar com o auxílio de binóculos e telescópios a viagem do cometa pelo nosso sistema solar.

O Hale-Bopp será mais fácil de ver quando o seu brilho for mais intenso, o que acontecerá, segundo os astrónomos, no próximo dia 1 de Abril. Nessa ocasião o cometa estará mais sujeito à radiação solar que fará aumentar a sua cauda, tornando-o mais visível. Nos dias seguintes, a ocorrência da Lua Nova também contribuirá para uma boa observação.

O cometa Hale-Bopp deve o seu nome aos dois astrónomos que o descobriram ao mesmo tempo, a 23 de Julho de 1995. Trata-se de Alan Hale, no Novo México, e Thomas Bopp, no Arizona. É tradicional que os cometas tenham dois nomes: o nome de quem o descobriu e um nome técnico. O Hale-Bopp reúne o nome dos seus dois descobridores, tendo como nome técnico C/1995O1, que significa que foi o primeiro cometa (C) descoberto na quinzena (O) no ano de 1995.

MARIANO GAGO EM ENGELBERG

O ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, interveio no passado dia 20, na Suíça, no Fórum Engelberg, cujo tema era «Comida e água - uma questão de sobrevivência». O Fórum debateu os progressos científicos e as direcções a seguir, à escala planetária, no desenvolvimento da relação água-alimentação, elemento essencial da sobrevivência da civilização humana.

Durante a sua estada na Suíça, o ministro da Ciência, Mariano Gago, encontrou-se com o presidente da Comissão Estatal da Ciência e da Tecnologia da República Popular da China, Son Jian, com o qual abordou os pormenores da sua visita a Portugal no próximo mês de Maio.

LIVRO VERDE

Decorreu na passada quinta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian, uma conferência sobre a «Infra-Estrutura Nacional de Informação», organizada pela Missão para a Sociedade da Informação - organismo criado pelo Conselho de Ministros e a funcionar sob a orientação do MCT.

José Dias Coelho, presidente da Missão para a Sociedade da Missão, tem coordenado este conjunto de reuniões temáticas cujo objectivo é fomentar uma ampla discussão da versão zero do Livro Verde para a Sociedade da Informação que será apresentado, no próximo mês de Abril, na Assembleia da República.

(José Manuel Viegas)