AUTARQUIAS


NOVO CENTRO DE SAÚDE JÁ FUNCIONA EM ÍLHAVO

No princípio do mês começou a funcionar o novo Centro de Saúde de Ílhavo, o qual vem a substituir as instalações antigas que já se encontravam numa fase acentuada degradação.

Neste novo Centro funciona o Serviço de Atendimento Permanente entre as 14 h e 20h, existindo a modalidade da «Consulta Aberta», que é um novo conceito de prestação de cuidados de saúde e que funciona das 9 às 13h.

Além da consulta de Clínica Geral, funcionam os serviços de tuberculose, doenças respiratórias e medicina preventiva.

O corpo clínico é formado por 11 médicos de clinica geral, dois de saúde pública, 13 enfermeiros e 13 funcionários administrativos.

Esta obra custou 300 mil contos, tendo a autarquia ilhavense cedido o terreno e promovido os arranjos exteriores.

(Carlos Duarte - correspondente em Ílhavo)

CABECEIRAS DE BASTO

O CABRITO COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO

Apostada na promoção dos produtos locais como forma de potenciar os recursos económicos e humanos existentes, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto organizou no passado fim-de-semana a Festa do Cabrito, iniciativa que decorreu nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e se integrou na Semana do Ambiente e da Floresta.

Com condições excelentes para a produção do cabrito no concelho onde, aliás, já existem várias explorações com dimensão empresarial, pretende-se que esta actividade possa ser, em conjunto com outras do ramo da pecuária, um factor de fixação das populações nas suas aldeias e de criação de riqueza.

FELGUEIRAS QUER PISCINA OLÍMPICA

A Câmara Municipal de Felgueiras realizou no dia 21 uma conferência de Imprensa destinada a apresentar a futura piscina olímpica. No mesmo dia, da parte da tarde, no salão nobre da Câmara e na presença do presidente do INDESP; Vasco Lynce, foi apresentado o projecto de ampliação do complexo municipal de piscinas, que integra a candidatura do município à construção de uma piscina olímpica coberta.

A candidatura da Câmara de Felgueiras surge na sequência desta região ser já uma força da natação, tendo já organizado todas as provas regionais e nacionais, pretendendo no futuro organizar também provas internacionais.

Numa nota à Imprensa, a Câmara de Felgueiras considera que o Norte precisa de uma piscina de 50 metros coberta e lembra que em Lisboa já existem duas em funcionamento e brevemente a capital fica com quatro.

A nota refere ainda que Felgueiras é hoje o núcleo mais forte de fomento da natação no Norte do País e a sua piscina municipal é considerada a melhor de Portugal.